AUTOR EM DESTAQUE: LAURENTINO GOMES.

0 comentários
BIOGRAFIA  - LAURENTINO GOMES

Laurentino Gomes (Maringá, 1956) é um jornalista e escritor brasileiro. É mais conhecido pela autoria do best-seller 1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil, onde narra a chegada da corte portuguesa ao Brasil. Em 2008, o livro recebeu o prêmio de melhor livro de ensaio da Academia Brasileira de Letras e o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria de livro-reportagem e de livro do ano de não-ficção.

A 7 de setembro de 2010 faz no Museu do Café, em Santos, o lançamento nacional de 1822, obra nova do Autor. Esta data também marca aniversário de 88 anos do edifício da Bolsa Oficial de Café.

Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, possui pós-graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, e fez cursos na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e na Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos da América.

Trabalhou como repórter e editor para vários órgãos de comunicação do Brasil, incluindo o jornal O Estado de S. Paulo e a revista Veja.

Em 2008, a Revista Época elegeu Laurentino Gomes uma das 100 pessoas mais influentes do ano, pelo mérito de conseguir vender mais de meio milhão de exemplares de livro de história do Brasil.

"1822", de Laurentino Gomes, foi eleito o "Livro do Ano" na categoria de não ficção da 53º edição do Prêmio Jabuti e também na categoria de livro-reportagem.

No final de março de 2012, a Globo Livros anunciou a assinatura de contrato para o lançamento de 1889, próximo livro do escritor, que deverá chegar ao mercado no segundo semestre de 2013. A tiragem inicial prevista é de duzentos mil exemplares. Sobre a obra, Laurentino Gomes diz: "Agora, no terceiro e último volume da série, vou explicar porque o país permaneceu como a única monarquia das América, por mais de 67 anos e mostrar como foi a Proclamação da República, em 1889.


Postar um comentário