O QUE É VIAGEM LITERÁRIA?

0 comentários
O que é literatura de viagem?
A partir de relatos dos viajantes, o leitor pode se inspirar, aprender e até planejar sua própria viagem.
Texto Adriana Buarque
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br
Quando vai viajar, como você monta o seu roteiro de viagem? Hoje em dia é fácil planejar uma viagem com a ajuda da internet e dos guias de viagem, mas houve um período em que as coisas não eram bem assim. Poucas pessoas se aventuravam a encarar meses num trajeto cujo fim ninguém sabia. As informações do destino eram remotas, conhecer terras distantes era sinônimo de desbravar novos horizontes.

Foi nessa época que surgiu a literatura de viagem - travel writing, em inglês -, bem diferente dos guias de viagem que existem hoje. A literatura de viagem segue uma direção diferente dos guias: seduzir a imaginação do leitor com um texto envolvente, indo além de das anotações de um diário de bordo ou de uma descrição pura e simples. Também é diferente da literatura que se passa em uma determinada cidade ou país, como os livros que estão no nosso especial "Volta ao em mundo em (+ de) 80 livros", pois é escrita por um "turista".

A literatura de viagem é geralmente uma memória das experiências de uma pessoa visitando um lugar que não é o lugar que ela vive. Saiba mais nos tópicos abaixo:

1. Os primeiros registros
    Narrativas como Odisseia de Homero datadas da Antiguidade Clássica ou Viagens de Marco Polo em plena Idade Média trazem consigo o olhar de jornadas que despertam a curiosidade de quem acompanha as aventuras por eles contadas. Uma perspectiva um pouco mais factual - mas não menos criativa - são as cartas de Pero Vaz de Caminha e Américo Vespúcio e a descoberta das Américas.

2. As primeiras viagens inercontinentais
    A Renascença, também conhecida como Era dos Descobrimentos, criou um cenário favorável para a Europa em meio às artes e às ciências em pleno século XVI. O texto fundamental da chamada travel writing é de Richard Hackluyt (1552-1616) - Voyages (1589), em que relata as descobertas da Inglaterra em momento de expansão marítima.

3. As viagens científicas
    Com o passar dos séculos, o gênero literário cria novos adeptos. Os impérios se expandem (principalmente Inglaterra e França) e chegamos ao século XIX com viajantes que aliam a literatura à ciência, incluindo o estudo de novas paisagens com a fauna e a flora consideradas "exóticas", revelando nas entrelinhas o pensamento eurocêntrico dominante.

4. A literatura de viagem no século XX
    A vivência antropológica apoiada na cartografia e no espírito investigativo dos autores desenvolveu-se com o passar dos anos, e no século XX a literatura de viagem encontra seu apogeu nas décadas de 70 e 80 sobrepujando o romance, uma vez que se utilizava de personagens e de um ritmo da narrativa, no entanto com base em fatos reais. Desde então, a literatura de viagem delimita seu espaço dentro dos gêneros textuais atraindo um público de perfis variados, despertando o interesse na leitura de relatos de terras longínquas.

Conheça grandes obras da literatura de viagem Para ler, veja abaixo:
As Viagens de Marco Polo (Martin Claret)
Em plena Idade Média (1271), o então jovem mercador realiza sua jornada ao longo da Rota da Seda até a China. Dividido em quatro livros, As viagens foi ditada pelo navegador a um escritor de romances, Rustichello de Pisa, enquanto permaneceu no cárcere em Gênova, entre 1298-1299.
 
 
Os Lusíadas - Luís de Camões (L&PM)
O épico português narra a viagem de Vasco da Gama rumo às Índias, em plena euforia renascentista das grandes navegações. Num cruzamento de fatos históricos e mitologia, Camões exalta o heroísmo não apenas da nação portuguesa mas também de uma Europa que vivenciava a transição para a Era Moderna.
 
 
Viagens de um naturalista ao redor do mundo, vols 1 e 2 - Charles Darwin (L&PM)
Em 1831, o naturalista britânico Charles Darwin partiu a bordo do navio Beagle numa viagem que durou cinco anos pela América do Sul, Terra do Fogo, Andes, ilhas Galápagos e Austrália. As anotações e observações dessa jornada foram fundamentais para a elaboração das teorias da evolução e seleção natural.
 
 
O grande bazar ferroviário - Paul Theroux (Objetiva)
Partindo de Londres, o autor segue viagem rumo ao Extremo Oriente pontuando suas observações argutas com sutileza e ironia. O trem é o meio de transporte que faz da jornada um trajeto inusitado, com situações que retratam a riqueza e a diversidade cultural das regiões por onde Theroux passa.
 
 
A viagem do Oriente - Le Courbusier (Cosac Naify)
As anotações do então jovem arquiteto franco-suiço Le Corbusier trazem registros de roteiros pouco conhecidos até hoje pelos Balcãs, Atenas e Istambul. O olhar estético que influenciaria toda sua trajetória já aparece nas entrelinhas deste manuscrito que descreve paisagens desconhecidas e insólitas.
 
 
Europa: Reportagens apaixonadas - Ronny Hein (Panda Books)
Como o próprio título indica, o livro vai além de considerações objetivas. Tudo o que desperta paixão transforma e seduz, o que não é diferente em relação ao continente europeu e os textos sobre ele escritos.
 

A epopéia de Gilgamesh (WMF Martins Fontes)
Uma das primeiras obras da literatura mundial, os poemas narram as proezas e desventuras de Gilgamesh, rei de Uruk, na Mesopotâmia (atual Iraque). Os escritos foram compilados em VII a.C. pelo rei Assurbanipal e antecedem em pelo menos 1500 anos os textos de Homero na Grécia.
 
 





Postar um comentário