AS ESGANADAS - JÔ SOARES

0 comentários
Título: As Esganadas
Autor (a): Jô Soares
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535919752
Número de Páginas: 264

SINOPSE
 
Como ator e comediante, o Jô é um grande fazedor de tipos. Sabe como poucos construir um personagem, defini-lo com um detalhe e dar-lhe vida com graça e inteligência. Como autor, essa sua maestria se expande: os tipos são postos no mundo e, mais do que no mundo, numa trama — e o seu criador (eu quase escrevi Criador, pois não deixa de ser um trabalho de deus) se solta. Toda a ficção do Jô é feita de grandes personagens envolvidos em grandes tramas. Os tipos e a trama deste livro são especialmente engenhosos e através deles o autor nos dá um retrato saboroso do Rio de Janeiro no fim dos anos 1930 e começo do Estado Novo — o Rio das vedetes que davam e dos políticos que tomavam, das estrelas do rádio e das corridas de “baratinhas”. E nesse mundo em ebulição chega uma figura portuguesa, saída de um poema do Fernando Pessoa, para elucidar o estranho e terrível caso das gordas desaparecidas que… Mas não vou revelar mais nada. Um dos prazeres da literatura policial é ir acompanhando o desvendar de uma trama, levados de revelação a revelação por alguém com a fórmula exata para nos enlevar — e enredar. No caso do Jô, quem nos guia é um autor que já provou seu domínio do gênero, e que aqui se supera na perfeita dosagem de invenção, humor e erudição que nos prende desde a primeira página, desde a epígrafe. Prepare-se para ser enlevado e enredado, portanto. E prepare-se para outras sensações. Só posso dizer que a trama deixará você, ao mesmo tempo, horrorizado e com fome. E que depois da sua leitura os Pastéis de Santa Clara jamais significarão o mesmo.

Este é o primeiro livro do Jô que leio, e gostei muito de sua escrita, já era fã dele como apresentador e comediante e agora virei fã do Jô escritor também. Um romance policial pitoresco, que se passa na década de 30, cheio de suspense e com muitas e maravilhosas pitadas de comédia, como me peguei rindo em vários momentos engraçados dessa trama. 

A história gira entorno de assassinatos que estão acontecendo no Rio de Janeiro, cujas vítimas sao mulheres gordas, e aí ja começa a pitada de comédia do Jô, dando o nome de As Esganadas ao livro. Os personagens são bem marcantes, algums deles são reais, apesar da história ser totalmente fictícia. O grupo que forma o núcleo central do enredo é formado pelo delegado Mello Noronha, o investigador Valdir Calixto, o ex-inspetor português Tobias Esteves e a jornalista Diana Talles, juntos eles partem em busca da difícil missão que é desvendar esses mistériosos crimes. 

Um dos pontos que me chamou bastante atenção e que diferencia este romance dos outros romances policiais, é que Jô revela quem é o assassino logo no início da trama, o que ao meu ver não prejudica em nada o desenrolar da história, o autor consegue manter o nível de mistério e apreensão, mesmo que nós leitores ja saibamos deste importante detalhe.  

Jô Soares realmente se firma como escritor de romances policiais e de suspense, fazedor de tipos, sempre com seu toque cômico, como não poderia deixar de ser. Um livro com uma edição ótma, belas ilustrações, papel de boa qualidade, uma capa bem original, enfim, mais que recomendado, Jô Soares não pode faltar na sua estante de leitura.


Postar um comentário