ARTIGO: O BRASIL LITERÁRIO

0 comentários
O BRASIL LITERÁRIO
 
O Brasil é terra de grandes pensadores, reconhecidos pela sua forma de escrever e pela nobreza com que tece seus comentários e expõe suas idéias. O mestre Machado de Assis era uma pessoa de vida simples, pertencente a uma família humilde, foi vendedor de balas na infância e se tornou jornalista e rei na escrita, é hoje, sem dúvida nenhuma, o nosso mais importante escritor. O exemplo desse ícone deveria servir de incentivo para a sociedade, o Brasil, apesar de possuir grandes escritores em sua história, ainda está engatinhando na leitura e no incentivo ao seu desenvolvimento.
Num país onde a educação ainda não é tida como prioridade, visto as mazelas que este setor enfrenta, o surgimento de novos e qualificados autores pode ser considerado como um verdadeiro milagre. Existe uma multidão amante da leitura neste país, e um outro tanto de gente que gostaria muito de se enveredar por estes caminhos do saber, mas falta incentivo, falta divulgação, falta investimento, falta a sociedade o discernimento de que a história de um país está diretamente ligada ao seu desenvolvimento cultural, falta o entendimento de que um país se forma e se solidifica sobre o pensamento de grandes autores e estudiosos.
Atualmente, em nosso país, onde as dificuldades para se entrar no mercado literário é tamanha e por vezes  quase impossível, é de se louvar a atitude e visão de algumas editoras que buscam a renovação da escrita no Brasil, que buscam trazer a tona novas formas de escrita, novos pensamentos, novas histórias, dando oportunidade a jovens escritores com seus textos modernos e exuberantes que prendem nossa atenção do começo ao fim. Vale ressaltar aqui os exemplos de algums autores americanos que hoje são campeões de vendas no mundo inteiro e levam encantamentos a crianças, jovens e adultos. Em terras tupiniquins também temos autores tão bons quanto, mas que precisam de mais incentivo e divulgação para desabrochar, para se mostrar e levar suas histórias até os leitores.  É claro que não devemos sair por aí publicando qualquer texto, mas temos condições de selecionar e reunir um número considerável de novos autores, como fazem algumas editoras que criaram selos exclusivos para eles.
É preciso que o Brasil abra o olho e comece realmente a refletir o que deseja deixar de herança para as gerações futuras, se quer um país apto, formador de opinião, ou quer um país de comandados, sem inteligência, que apenas escuta e reproduz. É preciso acreditar no potencial de nosso mercado e em nossos escritores, é importante valorizarmos autores estrangeiros, sobretudo se sua obra for conceituada, mas é mais importante ainda valorizarmos os autores da casa, reconhecermos acima de tudo nosso potencial literário.

Elissandro Lira, 06 de Julho de 2012.

Postar um comentário