LIVRO DO DIA: O FUTURO DA HUMANIDADE - AUGUSTO CURY

1 comentários

Título:  O Futuro da Humanidade
Autor(a): Augusto Cury
Editora: Sextante
ISBN: 857542162X
Número de Páginas:256

O Futuro da Humanidade mostra a trajetória do jovem Marco Polo, um estudante de medicina que ao entrar na faculdade cheio de sonhos e expectativas, fica chocado ao se deparar, em sua primeira aula de anatomia, com a triste cena de corpos sem identificação, estendidos sobre o mármore branco.
O calouro do curso de medicina não consegue aceitar a frieza com que os professores se referem aos corpos, dizendo que ali a identidade não importa, que aqueles corpos não têm nome, são mendigos encontrados mortos na rua sem identidade. Revoltado com a situação, Marco Pólo sai à procura de informações sobre esses personagens aparentemente sem passado, e nessa jornada encontra o excêntrico Falcão, um mendigo que conhece a fundo a mente humana. Apesar da difícil situação em que vive, com seus sonhos frustrados, futuro desfeito e esperanças perdidas, Falcão recupera a sua alegria inata ao conviver com o jovem sonhador.
Surge uma amizade entre os dois personagens, a identidade de um dos corpos mutilados nas aulas de anatomia é revelada por Falcão como um ilustre cientista médico que num acidente havia perdido toda a família e a partir daí tinha deixado sua carreira e se tornado um mendigo que terminou morrendo no anonimato. A revelação cai com uma bomba na faculdade onde o atual professor só então percebe a semelhança dos traços do corpo inerte com o antigo fundador daquela universidade...

Opinião

Vale a pena ler este livro, uma história emocionante e revigorante para alma, um exemplo de humildade e solidariedade. Em cena um encontro envolvente de um jovem e promissor estudante de medicina e um mendigo que mais tarde se revela um grande pensador e filósofo, este romance mostra as mazelas e belezas de nosso cotidiano.


Um comentário:

  1. Gostei muito da dica, realmente Augusto Cury sabe nos emocionar com seus livros envolventes e introspectivos. Vou correndo comprar!

    ResponderExcluir